Telemedicina é considerado uma consulta?

A telemedicina é uma ferramenta que torna a assistência veterinária mais acessível, econômica e que aumenta o envolvimento do paciente

Desde o seu surgimento, a telemedicina que envolve o atendimento do paciente de forma remota tem trazido avanços significativos, tornando a saúde acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Tanto para exames de rotina quanto em situações de emergência, a telemedicina é um apoio decisivo — contribuindo para a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões etc. Tudo isso de forma remota!

Como um veterinário pode diagnosticar o problema do meu animal de estimação por meio da telemedicina?

Em uma visita veterinária típica, seu veterinário coleta informações sobre seu animal de estimação por meio de dois métodos: o histórico médico e o exame físico.

O histórico médico pode ser facilmente obtido em uma consulta de telemedicina, assim como seria em uma consulta presencial. Compreender o que você está vendo em casa, quando esses sinais começaram, se os sinais pioraram ou melhoraram desde o início e outros fatos sobre o histórico do seu pet podem diminuir significativamente a lista de possíveis diagnósticos. Em muitos casos, o histórico médico é tão importante quanto o exame físico.

O exame físico é mais limitado em uma consulta de telemedicina, em comparação com uma visita presencial. Seu veterinário pode pedir imagens ou vídeos de áreas específicas de preocupação. Se o seu pet está mancando, o veterinário pode pedir um vídeo dele andando e correndo. Se o seu  bichinho tiver uma lesão, o veterinário pode pedir para vê-la, seja em uma foto ou por meio de vídeo ao vivo. 

O veterinário também pode pedir que você verifique algumas especificações em seu animal de estimação. Por exemplo, ele pode explicar como verificar a frequência cardíaca do seu animal de estimação e depois pedir para você fazer isso. O veterinário  também pode pedir que você levante o lábio do seu pet para verificar a cor das gengivas, por exemplo.

Embora seja impossível realizar um exame completo e abrangente durante uma consulta de telemedicina, em muitos casos o veterinário pode reunir informações suficientes para chegar a um diagnóstico provável e iniciar o tratamento.

Além disso, o profissional pode recomendar atividades que você pode fazer para seu animal de estimação em casa ou pode prescrever medicamentos para tratar a condição do bichano.

E se o problema do meu pet não puder ser tratado por telemedicina?

O veterinário pode determinar, com base na consulta de telemedicina, que seu animal de estimação precisa de cuidados presenciais. As informações obtidas por meio da teleconsulta podem não ter sido suficientes para um diagnóstico completo e preciso e mais testes podem ser necessários para determinar a causa do problema do seu pet. 

Por exemplo, o veterinário pode apenas fornecer alívio sintomático a um animal de estimação que esteja sentindo dor, mas para determinar a causa raiz da dor e tratá-la, exames de sangue, radiografias, ultrassom ou outros testes de diagnóstico podem ser necessários.

Aconselhamento preliminar ainda pode ser dado via telemedicina a fim de proporcionar alívio imediato ao seu bichinho e evitar consequências mais graves.

O veterinário pode ajudá-lo a determinar quando e onde seu animal de estimação deve ser visto e pode lhe dar uma ideia do que esperar durante a visita veterinária presencial.

A telemedicina pode conectar nossos clientes com o melhor tratamento disponível para seus animais de estimação, para que eles possam voltar a brincar!