Qualquer veterinário pode atender por telemedicina?

Aprovação da telemedicina traz avanços à Medicina Veterinária

No dia 08 de junho, o Conselho Federal de Medicina Veterinária aprovou a resolução que regulamenta a prática de telemedicina no Brasil. A norma entrará em vigor a partir de 29 de junho.

A aprovação traz avanços significativos para o setor, uma vez que atende a expectativa da sociedade, ampliada nos últimos dois anos por causa da pandemia de Covid-19.

Além de resguardar a sociedade, os profissionais que desejam exercer a telemedicina veterinária terão segurança jurídica por meio da conformidade técnica, legal e ética, seguindo os preceitos do Código de Ética do Médico-veterinário (Resolução CFMV nº 1.138/2017).

O teleatendimento

Ter um relacionamento veterinário-cliente-paciente estabelecido é fundamental para a prática de medicina veterinária, seja pessoalmente ou remotamente por meio de telemedicina. No entanto, é importante que:

  • O veterinário assuma a responsabilidade de fazer julgamentos clínicos sobre a saúde do paciente, e o cliente concorde em seguir as instruções do profissional;
  • O veterinário tenha conhecimento suficiente do paciente para iniciar pelo menos um diagnóstico geral ou preliminar de sua condição médica. Isso significa que o profissional está pessoalmente familiarizado com a manutenção e cuidado do paciente em virtude de um exame oportuno ou visitas medicamente apropriadas do veterinário à operação em que o paciente é tratado;
  • O veterinário está prontamente disponível para avaliação de acompanhamento ou providenciará a cobertura de emergência veterinária, cuidados e tratamento contínuos;
  • O veterinário fornece supervisão do tratamento, conformidade e resultado.
  • Os registros dos pacientes são mantidos.

Os modelos de serviços

Uma variedade de modelos de serviços de telemedicina está disponível para veterinários e hospitais veterinários. Os serviços de telemedicina voltados para o cliente podem incluir o uso de ferramentas que permitem ao veterinário coletar remotamente todas as informações médicas-veterinárias essenciais do proprietário do animal ou outro cuidador; acessar o prontuário do paciente; e realizar um exame virtual do pet por meio de vídeo em tempo real ou por imagens anexadas.

Além disso, o veterinário pode fornecer conselhos gerais, mas deve evitar especificamente o diagnóstico, o prognóstico ou o tratamento de pacientes. O conselho não deve ser específico para um animal individual, diagnóstico ou tratamento.

Também é importante que o profissional cumpra as leis e regulamentos do estado em que está licenciado para praticar medicina veterinária. A telemedicina só pode ser realizada dentro de um relacionamento veterinário-cliente-paciente.

O telediagnóstico veterinário

Muitas clínicas veterinárias possuem aparelhos sofisticados como o Raio X Digital e o Eletrocardiograma, mas não há profissionais especializados para interpretar os exames. Aí que entra a telemedicina, você pode contatar um especialista de qualquer lugar e em qualquer hora!

A telemedicina traz a conveniência para o cuidado com o bem-estar do seu pet. Com a evolução da velocidade e capacidade dos servidores, a transmissão de dados é uma poderosa aliada da medicina veterinária e, por consequência, da saúde do seu bichinho de estimação.