Consulta por telemedicina veterinária é segura?

Telemedicina veterinária revoluciona o setor de saúde animal, aliando comodidade e segurança aos pacientes

A telemedicina veterinária pode revolucionar o setor de saúde animal, simplificando os fluxos de trabalho profissionais,  oferecendo acesso a cuidados para mais donos de pets, reduzindo potencialmente os custos e fornecendo cuidados para animais de estimação que não têm condições de serem atendidos fisicamente em uma clínica.

O boom da telemedicina veterinária

As visitas virtuais de atendimento começaram a ganhar força como medida emergencial para responder a uma necessidade de implementar os cuidados médicos no dia a dia durante a pandemia, mantendo as equipes veterinárias seguras e saudáveis. 

Desde então, as visitas virtuais ao veterinário tornaram-se a melhor opção para muitos donos de animais de estimação. A conveniência de receber aconselhamento médico autorizado sem sair de casa com um pet estressado pode continuar sendo um bom motivo para manter as visitas virtuais como parte do padrão do setor.

Acesso aos cuidados veterinários torna-se mais acessível

Comunidades remotas, em particular, também se beneficiaram da ampla adoção da telemedicina veterinária. Uma consulta virtual torna mais fácil e menos demorado para as equipes veterinárias fornecerem os mesmos cuidados, aumentando potencialmente o número de pacientes que cada funcionário pode atender por turno. 

O atendimento virtual também é vantajoso para pacientes de grande porte, como cavalos. Os proprietários podem obter os conselhos de que precisam sem as dificuldades de transporte difícil ou caro. Clínicas que oferecem consultas veterinárias virtuais podem agora ser capazes de penetrar em áreas rurais remotas. 

Parcerias com seguradoras

A saúde animal não precisa ser proibitivamente cara. A parceria com as seguradoras com as quais você já está negociando para facilitar os serviços de teletriagem e telemedicina em escala pode ser necessária, especialmente para redes maiores. 

Fornecer aos seus clientes orientações sobre o pagamento de serviços de telessaúde em conjunto com seu provedor de seguro também é altamente recomendado. 

Lembre-se de que a maioria dos donos de animais se sente satisfeito com a segurança que a telemedicina veterinária proporciona, embora nem sempre estejam familiarizados com  seu sistema e possam ter algumas dúvidas.

Lembre-se de manter registros

Um veterinário de telessaúde ainda precisa manter registros médicos. Certifique-se de que qualquer consulta veterinária online ou oferta de telemedicina veterinária tenha seu próprio registro a fim de garantir que as informações do paciente ou as preferências do cliente não sejam deixadas de lado.

Pode valer a pena lembrar à sua equipe veterinária profissional que as práticas de manutenção de registros a que estão acostumados podem precisar de alguns pequenos ajustes na era do atendimento digital.

A telemedicina veterinária no Brasil é confiável?

A telemedicina veterinária foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária no dia 08 de junho de 2022.

A nova resolução visa definir parâmetros e requisitos necessários para a prestação de serviços médico-veterinários de forma virtual, trazendo a diferenciação de termos como teleconsulta, teletriagem, teleorientação, telediagnóstico, telemonitoramento etc. No entanto, casos de emergência e urgência não poderão ser objeto de teleconsulta.

Também já estão sendo alinhadas adequações no modelo de fiscalização atual e investimentos para ampliação do monitoramento da atuação dos médicos-veterinários neste modelo. É a transformação digital que veio para trazer mais comodidade e segurança aos animais de estimação.