A consulta por telemedicina é mais barata?

Consulta via telemedicina alia qualidade e menor preço

A consulta por telemedicina pode ser considerada de menor custo principalmente devido ao fato de a família não precisar se deslocar até o consultório. Se o custo for mais gerenciável, os donos de animais estarão mais dispostos a fornecer os cuidados preventivos recomendados para seu animal de estimação. 

Por sua vez, mais doenças são evitadas ou detectadas nos estágios iniciais, quando esses problemas são mais fáceis e menos caros de tratar e gerenciar, economizando dinheiro do dono do animal para tratar doenças avançadas.

O cenário

As barreiras aos cuidados veterinários afetam milhões de animais de estimação e suas famílias. Estudos mostraram que um em cada quatro domicílios experimentou barreiras aos cuidados veterinários,  e mais de 50 milhões de pets não veem um veterinário pelo menos uma vez por ano.

Essa questão é um problema social complexo com muitos fatores contribuintes, incluindo o custo dos cuidados veterinários, o acesso físico a esses cuidados e o desafio de marcar uma consulta em tempo hábil. 

Encontrar métodos para fornecer cuidados veterinários a esses animais negligenciados é crucial para o avanço da medicina veterinária. Para resolver este problema, toda a gama de barreiras deve ser abordada.

Redução de gastos

O dinheiro também pode ser economizado no gerenciamento de doenças crônicas. Na saúde humana, os pacientes com doenças crônicas respondem por 81% de todas as internações hospitalares,  e esses casos tendem a ser os aspectos mais caros do atendimento. 

Ao usar vídeo ao vivo, dispositivos móveis e outras ferramentas digitais inteligentes, médicos, veterinários e especialistas podem gerenciar a condição de um paciente à distância, reduzindo a necessidade de consultas presenciais. 

Essa tecnologia permite que os profissionais veterinários façam a triagem de novos sinais e determinem se o animal precisa de cuidados adicionais antes do próximo exame físico agendado.

Barreiras de acesso físico

Outro problema para os donos de pets é o acesso físico aos cuidados veterinários. Os donos de animais de estimação podem viver em uma área remota, longe de um hospital veterinário, forçando-os a dirigir longas distâncias para receber cuidados com os animais. Isso pode ser difícil, especialmente se o animal não viaja bem.

 Além disso, os donos de animais de estimação que não possuem carro estão em desvantagem significativa ao acessar os cuidados veterinários. Em muitas áreas, poucos veterinários estão disponíveis para cuidar de todos os pets em seus limites.

Com a telessaúde, essas pessoas não precisam dirigir longas distâncias ou encontrar transporte se não tiverem acesso a um veículo. Assim, além da telemedicina fornecer cuidados preventivos, esse serviço aumenta o acesso a cuidados especializados. 

Os donos de animais de estimação podem conversar com especialistas de sua casa, para obter mais facilmente os cuidados que seu pet precisa, reduzindo o custo dos cuidados, eliminando as despesas de viagem.

Contar com recursos eficientes e com preço justo para tratar da saúde animal é imprescindível para qualquer tutor. Nesse sentido, a tecnologia é fundamental para aproximar veterinários e pacientes, favorecendo resultados satisfatórios.